sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Primeira Postagem - Mostra Sertões (de novo) o novo.

Olá Pesoal!
Vou aproveitar essa primeira postagem para falar um pouco sobre a mostra de cinema que está acontecendo aqui em Montes Claros, denominada "Mostra Sertões (de novo) o novo". Essa é uma rezlização em comemoração aos 80 anos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que tem o seu Núcleo de Ciências Agrárias, aqui em MOC, como sendo o único campus da Federal fora de Belo Horizonte. A mostra começou na quarta-feira, dia 29/08, com a exibição, no auditório do Centro Cultural, do filme "Estamira", de Marcos Prado. O filme relata a vida de Estamira, uma senhora de 63 anos de idade que trabalha no Lixão de Jardim Gramacho, em Campo Grande (RJ). Estamira é uma cidadã à margem da sociedade, por vários aspectos. Em primeiro lugar, ela mora num barracão na periferia, e se sustenta catando lixo. Como se isso não bastasse, Estamira vive à beira da loucura, com seus pensamentos delirantes e suas alucinações. Mas seu exemplo é de uma vencedora, como foi dito pelo presidente da assissiação dos catadores de Montes Claros: de uma mulher que conseguiu trilhar seu caminho por onde muitos não conseguiriam achar soluçao.
Na quinta-feira (30/08) foram exibidos sete curtas-metragens sobre o tema do sertão: Passadouro, A Canga, História da eternidade, Sertão de acrílico azul piscina, Rapsódia do Absurdo, Um Fazedor de Filmes e Joyce. Muitas cenas com paisagens do interior dos Estados do Nordeste.
A programação vai até domingo, com mais três filmes, que serão exibidos na sala Geraldo Freire, ao lado da Câmara Municipal.
Se der eu trago para vocês umas informações do curador dessa mostra.
Falow!
Um abraço!

Nenhum comentário: